4 formas baratas de atrair novos clientes

Como diz a palestrante, consultora e escritora, Martha Gabriel, a melhor forma de encontrar não é buscando-os, mas sim ser encontrado por eles, por isso fomos em busca de 5 formas baratas de atrair novos clientes para o seu negócio.

Atualmente, é possível afirmar que mais da metade da população brasileira tem acesso à internet e inúmeras pessoas a utilizam para fazer pesquisas de diversos gêneros, como pesquisas de compra, por exemplo.

Sabendo disso, é fundamental investir em divulgação on-line, fazendo com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente por seus potenciais clientes.

O investimentos em divulgação nas mídias on-line, ou Marketing Digital, é uma das formas baratas de atrair novos clientes.

Mas para investir de forma correta e não perder tempo ou dinheiro, é fundamental estruturar uma estratégia de marketing digital eficaz.

Visando a auxiliar na busca por formas baratas de atrair novos clientes, criamos esse conteúdo que vai fornecer meios de alavancar seu negócio e fazer com que ele esteja preparado à concorrência que cresce a cada dia. Confira:

  • A persona é a alma do negócio
  • Não deixe de lado um bom atendimento
  • Invista em ferramentas mensuráveis e com bom custo-benefício
  • Aposte nas redes sociais
  • Chegou a hora de arregaçar as mangas

A persona é a alma do negócio

4 formas baratas de atrair novos clientes

As pessoas estão ficando cada vez mais críticas no momento de compra, por isso estudam antes o produto ou serviço que querem adquirir, fazem pesquisas de compra, conversam entre si para ter mais informações pertinentes e analisam muito bem o custo-benefício que o produto/serviço trará.

Mas isso é um conhecimento geral, para garantir que sua estratégia seja baseada na realidade do seu negócio e ofereça bons resultados, é necessário ter total ciência de quem é o seu público, como ele se comporta e como encontrá-lo, ou melhor, como ele faz para te encontrar.

A melhor forma de fazer isso é criando uma persona, uma personagem fictícia que representa o seu cliente ideal.

Para você entender quem é sua persona, vale fazer perguntas como:

  • Qual sua faixa etária?
  • Qual sua renda mensal?
  • Qual sua ocupação?
  • Quais são seus desejos?

Porém, busque fazer perguntas específicas para o seu setor, isso já te ajudará saber para quem você está vendendo e com quem está falando.

Essa pesquisa pode ser feita através de formulários e e-mails que você envia para o seus clientes.

Lembre-se que você pode criar uma ou mais personas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Saber quem é sua persona é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pois quando se sabe com quem está falando, a comunicação utilizada, a melhoria de produtos e serviços e uma série de outros pontos podem ser aprimorados.

Dessa maneira, sua empresa cria um diálogo com o consumidor mais assertivo, podendo reverter na fidelização de seus clientes.

4 formas baratas de atrair novos clientes

Não deixe de lado um bom atendimento

Imagine que você foi a um restaurante em um feriado comercial, a fila está grande e, por isso, o tempo de esperar será longo.

O que você prefere? Esperar em pé, na porta de entrada com pessoas circulando, ou então ter um lugar para aguardar sentado?

Provavelmente optará por essa segunda forma de atendimento, afinal, por mais que haja demora, você sabe que foi bem atendido e que a empresa se preocupou com seu bem-estar.

A partir deste episódio você já terá criado uma memória agradável sobre o estabelecimento, fazendo com que você volte outras vezes e ainda indique o lugar para conhecidos.

Baseando-se nesse exemplo que devemos realizar nosso atendimento.

Quando você investe em profissionais dispostos a oferecer bom atendimento ao cliente, a probabilidade de fidelizar esse cliente é enorme, afinal desta forma você passa a estreitar o laço entre empresa e consumidor.

Dessa forma, busque oferecer treinamentos de atendimento a todo o pessoal da sua empresa.

Isso porque, mais cedo ou mais tarde, qualquer um pode acabar precisando falar com um cliente e nessa hora o profissional deve estar alinhado com o objetivo da empresa.

Invista em treinamentos, seja seletivo no momento da contratação, faça constantemente uma análise da satisfação de seus colaboradores, afinal isso também influencia na forma como ele irá tratar o cliente.

Lembre-se trace um objetivo de marketing e busque sempre formas de satisfazer o consumidor de forma plena.

Invista em ferramentas mensuráveis e com bom custo-benefício

4 formas baratas de atrair novos clientes

Saber exatamente o que seu cliente procura torna-se extremamente difícil se você não tem como mensurar resultados.

Porém, hoje já contamos com um instrumento indispensável para o seu negócio: a internet!

Com o avanço tecnológico, hoje encontramos ferramentas on-line que nos ajudam na divulgação das marcas, produtos e serviços.

Essas ferramentas oferecem dados importantíssimos capazes de realizar a metrificação de quase tudo, sendo um excelente termômetro da performance de suas estratégias.

A internet é uma das melhores ferramentas para se adquirir novos clientes, já que com ela é possível divulgar, estudar, buscar por inovações e metrificar.

Este é um excelente caminho para quem deseja encontrar formas baratas de atrair novos clientes.

4 formas baratas de atrair novos clientes

Marketing Digital

Uma das vantagens oferecidas pela internet são as ferramentas de marketing digital.

Elas nos ajudam a mensurar resultados, falar com clientes, estabelecer metas, estudar os passos que os usuários dão e assim por diante.

Investir no Marketing Digital é sem dúvidas uma das formas mais econômicas de obter novos clientes, pois ele permite às empresas ter contato com pessoas de qualquer lugar, ultrapassando os limites territoriais.

Sendo assim, trace uma meta de marketing digital, invista em pessoas que foquem no atendimento on-line de forma rápida, simples, eficaz e personalizada.

Além disso, mensure seus resultados por meio das métricas e acompanhe os avanços dados pela sua empresa.

SEO

O SEO, se trata de um conjunto de estratégias de otimização de sites para os motores de busca (Google, Bing e Yahoo).

Ou seja, vale investir em um profissional ou empresa terceirizada que fique responsável por estudar, analisar e desenvolver as táticas de SEO para a sua empresa.

Um dos primeiros pontos a ser levados em consideração é o estudo de palavras-chave.

As palavras-chave são os termos usados pelos usuários para fazer pesquisa nos mecanismos de busca, ou seja, é a forma como o seu cliente vai encontrar conteúdos.

Busque por palavras-chave específicas para o seu negócio, por exemplo, “maquiagens Santo Amaro preço”, ou “academia centro sp preço”, pois essas palavras contêm o produto específico que deseja vender e a intenção de compra (“preço”).

Dessa forma, seu negócio irá atrair apenas as pessoas que busquem por tal palavra, ou seja, pessoas que estejam de fato querendo comprar, e não apenas curiosos.

Através de um estudo de palavras-chave mais específico é possível melhorar o tráfego do seu site, levando até você pessoas que realmente estão no momento de compra.

4 formas baratas de atrair novos clientes

Aposte nas redes sociais

4 formas baratas de atrair novos clientes

As redes sociais são formas baratas de atrair novos clientes para o seu negócio de maneira eficaz, isso graças à grande quantidade de usuários disponíveis nessas redes.

Outra vantagem das redes sociais são suas diversas ferramentas que auxiliam na divulgação, como: monitoramento social, pesquisa social, publicação de conteúdo e relatório avaliativo, constando quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos.

Essas ferramentas auxiliam na hora de realizar as divulgações, tornando as ações mais assertivas e capazes de trazer maiores resultados.

Ao investir em redes sociais, estude quais redes a sua persona está presente, qual é a forma ideal de se comunicar com ele e faça um planejamento de publicações.

Como dissemos acima, a periodicidade é um fator muito importante para o posicionamento do seu conteúdo.

Além disso, a periodicidade contribui à credibilidade passada por ele, pois mostra ao consumidor que você está ativo e alinhado ao mercado de forma atual e não ultrapassada.

Chegou a hora de arregaçar as mangas

4 formas baratas de atrair novos clientes

Neste conteúdo, você conheceu as 4 formas mais baratas para atrair novos clientes entre elas: definir uma persona, melhorar o atendimento, utilizar ferramentas mensuráveis e redes sociais.

E, para que você alcance melhores resultados, é interessante fazer uso de todas essas práticas em conjunto.

Dessa forma, você verá seu negócio crescer de maneira saudável e rápida.

Por isso, arregace as mangas e vá à prática!

4 formas baratas de atrair novos clientes

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