A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

Marketing é um termo extremamente abrangente. Ao abordarmos seus conceitos, não falamos somente de planejar e vender, mas sim de estratégias, conceitos e formas que vão se adaptando conforme as necessidades dos consumidores.

Com as evoluções do Marketing, novas estratégias e técnicas vem surgindo e fica cada vez mais difícil saber como aplicá-las de forma assertiva.

Não existe uma receita de bolo pronto para tudo e para todos.

É preciso entender como ele funciona, como surgiu e quais os seus avanços, para assim conseguir planejar a estratégia que mais se encaixa com o seu modelo de negócio.

Porém, realizar as táticas de marketing da forma correta não é simples, é preciso se atentar a diversos detalhes e principalmente ter um objetivo em mente para que as ações tomadas, sejam em prol do seu sucesso.

É fato que quando o Marketing é aplicado de forma correta, ele traz grandes resultados.

Grandes empresas se consolidaram no mercado como a Nike, Microsoft, Intel e outras, pois apostaram cada vez mais em comunicação e Marketing.

Por outro lado, existem empresas que pecaram ao ignorar as mudanças dos consumidores e estagnaram, como a Kodak, por exemplo, que não se atentou às mudanças mercadológicas e sofreu com os prejuízos que quase levou a marca a extinção.

Não importa o quão grande seja a empresa, se ela não se atentar as estratégias de marketing, certamente irá decair.

Jack Welch (Ex-CEO da GE), não se cansava de dizer para sua empresa “Mude ou morra”.

Foi assim que ele transformou o patrimônio de 13 bilhões de dólares da empresa em centenas de bilhões!

Confira o conteúdo que preparamos para auxiliar na compreensão das evoluções do Marketing e como ele pode alavancar o seu negócio:

  • Marketing: Mas, afinal o que é?
  • Conheça qual o segmento do seu negócio
  • Como tudo começou: A origem do marketing
  • Entenda as evoluções do marketing

Mas afinal, o que é Marketing?

A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

O Marketing, resumidamente, é o estudo do mercado atual, ou seja, ele se adapta com as necessidades do consumidor ao decorrer do tempo.

Tendo como principal objetivo, identificar essas necessidades e buscar por formas de solucioná-las.

Para ajudar a entender as evoluções do Marketing e o que é, vamos começar por algumas definições de autores de renome e seus pontos de vista mediante a sua época.

Peter Drucker – “Uma força poderosa a ser considerada pelos administradores”;

Gary Armstrong – “Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”;

American Marketing Association – “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidor, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”

Philip Kotler – “Envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. É a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo um relacionamento lucrativo com eles”

Mercado de clientes e suas aplicações

A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

Primeiramente, para aplicar as estratégias de marketing de forma mais assertiva, é preciso saber quais são os tipos de mercado existentes, pois existem inúmeras técnicas de marketing e cada uma é direcionada para um segmento específico:

Mercado Consumidor (B2C): Empresas que comercializam seus serviços ou produtos para pessoas físicas. Ex: Starbucks;

Mercado Organizacional (B2B): Empresas que comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas. Ex: Klabin.

O Marketing pode ser utilizado com diversos objetivos e focos como, por exemplo: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações, ideias, transação e transferência de pessoas.

A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

A origem do Marketing

O Marketing sempre foi aplicado, mesmo que inconscientemente.

Apesar de não existir uma data específica do seu surgimento, as pessoas já utilizavam de suas estratégias, mesmo sem saber.

Por exemplo, quando um comerciante priorizava a exposição de um dos produtos, o seu público encantado com a novidade divulgava para vizinhos e conhecidos e estes por sua vez faziam o mesmo.

A Coca-Cola, já utilizava dessa estratégia, realizando exposições diferenciadas de suas garrafas, para assim chamar à atenção.

Esse fenômeno ficou conhecido como publicidade boca-a-boca.

Porém, ao longo do tempo houveram evoluções do marketing e novas estratégias surgiram.

Segundo os especialistas sua prática começou a tomar forma na revolução industrial, junto com a produção em massa.

O termo Marketing possuía uma comunicação vertical, sem a troca de informações e focada unicamente no produto.

Esse primeiro modelo foi denominado de Marketing 1.0.

Nesse primeiro cenário, o aprimoramento do produto e identificação da marca começaram a ganhar destaque.

Antigamente não havia essa preocupação e os produtos eram vendidos a granel, ou seja, vendidos sem embalagem.

As empresas começaram a se diferenciar. Se antes a aveia era vendida a granel, agora ela possui um nome de referência, como a Quaker, uma das pioneiras a assinar uma marca.

O consumidor era visto como “compradores em massa com necessidades físicas”.

Com uma proposta de valor estritamente funcional, o objetivo era padronizar e ganhar em escala, reduzindo os custos e consequentemente os preços.

Um grande exemplo que representa esta época é a famosa frase de Henry Ford “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”.

Porém como o passar do tempo, as técnicas de marketing foram evoluindo, em 1960 Jeromy McCarthy apresentou os 4 p’s (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Em 1977 Gartner trouxe o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Entre outras técnicas que foram aparecendo ao longo do tempo.

Hoje, com a revolução digital, o mundo conheceu uma nova forma de divulgação, o Marketing Digital.

Nessa modalidade de marketing, as empresas utilizam ferramentas digitais, como a internet para anunciar os seus produtos e se aproximar do consumidor.

Para conseguir competir, as empresas precisam se adaptar a essa estratégia, construindo novas maneiras de se relacionar com o mercado!

A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

As evoluções do Marketing não pararam até hoje!

Em meados do século 20, a economia começou a se estabilizar, gerando um aumento na competitividade das empresas e a necessidade de buscar por diferenciações e inovações.

Em consequência a tudo isso, o mercado consumidor também se modificou, com a grande quantidade de opções disponíveis, os consumidores se tornaram mais exigentes, buscando sempre pelo melhor custo x benefício.

O Marketing vem se inovando e gerando novas tendências até os dias de hoje. Tanto que, atualmente, já contamos com 4 evoluções do Marketing: 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0.

Todas essas evoluções visam sempre cumprir a sua principal função, atender às necessidades de seus consumidores.

Ou seja, sempre que a sociedade começar a demonstrar novas exigências, o Marketing se modificará.

É necessário ter sempre isso em mente na hora de montar a sua estratégia, afinal você precisa acima de qualquer coisa, sanar as dores de seus clientes e potenciais clientes.

Dessa forma, você transformará o seu negócio em mais um case de sucesso que utilizou o Marketing para alcançar o topo.

A evolução do marketing e seu impacto no crescimento das empresas

Gostou? compartilhe!




AÇO SINTER