Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

Quando o assunto é Marketing Digital, muitos compreendem conceitos e estratégias, sabem quais passos devem seguir para marcar presença on-line, porém poucos têm ideia de como calcular e mensurar os retornos dos investimentos para saber se estão valendo a pena ou não.

Ou seja, não sabem como medir o ROI de Marketing da empresa.

ROI, do inglês Return On Investment, significa “retorno sobre investimento”, sendo um dos termos de marketing que você precisa conhecer.

Ele é o cálculo que indica se seus investimentos estão sendo lucrativos ou se estão gerando prejuízos, o que permite saber se é necessário mudar de estratégia para se adequar à demanda de uma forma mais assertiva.

Para que você consiga compreender melhor como medir o ROI de sua empresa, preparamos os seguintes tópicos:

  • Como calcular o ROI de marketing da sua empresa
  • E quanto às campanhas sem retorno financeiro?
  • Por que ações de usuários devem ser métricas relevantes?
  • Não deixe as métricas de lado

Como calcular o ROI de marketing da sua empresa

O ROI é o cálculo de todos os custos relacionados ao processo de criação, produção e venda de produtos, desde a aquisição de matérias-prima, trabalho da equipe, até os insumos necessários para a manutenção do negócio.

O cálculo se dá através da seguinte fórmula:

Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

Lembre-se que o lucro obtido com suas vendas não é referente ao valor total delas e sim a sua margem de lucro.

Entende-se por “margem de lucro” a receita gerada pela empresa.

Vamos supor que sua empresa investiu 2.000 em campanhas de marketing digital, enquanto o valor faturado com vendas foi de 6 mil, então calcularíamos: (6.000 – 2.000) / (2.000 x 100) -> (4.000) / (200.000) = 200. Portanto, como a receita teria sido de 4.000, o ROI, sua porcentagem de lucro, seria de 200%.

Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

E quanto às campanhas sem retorno financeiro?

Ao contrário de quando o retorno provém de campanhas em Adwords que envolvem diretamente movimentação de capital, o investimento em Marketing de Conteúdo, por exemplo, não pode ser mensurado da mesma forma.

É preciso estabelecer algumas métricas para esse tipo de campanha/estratégia, portanto, leve em conta cada ação dos usuários e interprete o que elas geraram para a sua ação.

Neste caso, a participação ativa e efetiva de cada usuário é muito importante, pois permite a avaliação do conteúdo publicado: se ele está ou não sendo rentável para a empresa e interessante para os clientes em potencial.

Portanto, notificar o número de likes, compartilhamentos no Facebook, retweets, comentários e até mesmo críticas é fundamental para quantificar e integrar os cálculos de ROI.

Isso porque quando um post é pouco relevante e não provoca nenhum impacto nos leitores, as pessoas simplesmente o ignoram.

Porém, quando o conteúdo é interessante para o público, ele fornece um retorno favorável ao seu negócio, merecendo ser levado em consideração quando os resultados.

Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

Por que ações de usuários devem ser métricas relevantes?

Um grande princípio dentro dos conceitos de Marketing Digital é a relação que se estabelece entre cliente e empresa.

Isso vai além das próprias conversões, pois fortalece a imagem da qualidade dos serviços prestados pela sua empresa e te permite tornar-se uma referência para os consumidores sempre que eles pesquisarem sobre o assunto.

A existência de grandes influenciadores nas redes sociais pode colaborar muito esse fortalecimento de imagem. Mas quem são esses “influenciadores”?

São contatos de grande popularidade, em sua maioria blogueiros e vlogueiros que conseguiram construir uma reputação na internet e com isso conquistaram a confiabilidade de milhares de pessoas.

Como esses contatos podem ajudar?

Ao usufruírem de alguma experiência com seu produto, eles compartilharão ela com sua vasta rede de contato, o que torna possível que esses contatos também se interessem por seu produto.

Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

Portanto, essa espécie de marketing “boca-a-boca” on-line deve ter um peso maior em suas campanhas devido ao impacto que podem gerar.

Além do fato de que eles, geram maior confiança, já que uma indicação possui um peso de valor muito maior.

Porém, não necessariamente uma dessas pessoas de grande impacto social precisam ver seu negócio para fazer girar esse marketing boca-a-boca na web.

Os próprios usuários que sua empresa tem, após ter um contentamento com a marca poderá passar à diante essa experiência, gerando então novos leads para o seu negócio.

Por isso, as ações dos usuários são tão importantes, pois pode atrair novos possíveis clientes e fazer com que seu faturamento seja elevado.

Não deixe as métricas de lado

Saber se seu investimento está trazendo retornos positivos ou não é fundamental para a saúde do seu negócio.

Por isso que saber medir o ROI da sua empresa é tão importante, pois ele será um norte para você e as suas estratégias de Marketing.

Seja para as ações que geram lucros financeiros ou àquelas que geram engajamento nos consumidores.

Fique sempre atento às métricas das suas estratégias de marketing digital!

Ele é uma tendência que promete crescer e inovar cada vez mais o mercado, gerando ótimas oportunidades para o seu negócio ser cada vez mais rentável.

Você sabe medir o ROI de marketing da sua indústria?

Gostou? compartilhe!




LULLY HAIR SPIDER TECNOLOGIA MAZE EQUIPAMENTOS