Entenda o que é gestão da qualidade total e saiba como aplicar essa estratégia em sua empresa

A gestão da qualidade total, também conhecida como GQT, é responsável por ajudar diversas empresas a otimizarem sua produção e aumentarem seus lucros. Saiba como utilizar esta estratégia e alcance o sucesso!

Manter a qualidade de tudo que é produzido ou dos serviços oferecidos é a obrigação de qualquer empresa interessada em crescer no mercado.

Para isso, existe a Gestão de Qualidade Total, também conhecida como GQT.

Este sistema é aplicado para garantir a eficiência de todos os processos realizados dentro de uma organização.

Desta forma, é possível padronizar ações e qualificar a produção da empresa.

E aí, quer saber como aplicar esta estratégia em seu negócio?

Então confira os tópicos abordados em nosso conteúdo e melhore agora mesmo a sua produtividade!

  • Seus clientes sempre em primeiro lugar
  • Qualidade ou qualidade total?
  • Avaliação constante
  • Analise seus processos
  • Aprendizado com base nos erros
  • Mantenha seus colaboradores felizes e qualificados;
  • Transforme a gestão de qualidade total em aliada da sua empresa!

Seus clientes sempre em primeiro lugar

Entenda o que é gestão da qualidade total e saiba como aplicar essa estratégia em sua empresa

Para atender ao cliente da empresa, é essencial entender a extensão do pedido.

Isso porque fazer menos que o prometido pode ser interpretado como má fé, enquanto fazer a mais pode ser visto como desorganização.

Em resumo: procure detalhar cada aspecto citado ou combinado com o cliente.

Em caso de dúvidas ou inviabilidades, procure resolver na medida do possível dentro do perímetro da empresa.

Além disso, conscientize seus colaboradores que, em caso de dúvida, devem sempre perguntar e jamais ignorar.

Para quem deseja entender o que é gestão de qualidade total, é fundamental ter a consciência de que essa é uma tarefa para todos os colaboradores, não somente para os gestores e supervisores.

Qualidade ou Qualidade Total?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empresa é colocar as pessoas certas nas funções certas.

Com cada um ciente de suas funções, são maiores as chances de obter qualidade em todos os processos.

A prova disso é que há séculos, mesmo sem utilizar o conceito da gestão da qualidade total, as empresas já usavam fluxogramas para produzir e faturar.

Porém, somente há poucas décadas, o problema de assegurar a qualidade passo a passo foi de fato planejado.

Para termos um exemplo de aplicação da gestão da qualidade total, iremos usar o seguinte exemplo:

O cliente entra em contato e expõe o seu problema; o vendedor solícito descreve como esse problema pode ser resolvido.

Obtido o consenso entre demanda e oferta, o vendedor deve gerar uma proposta técnica e comercial listando os detalhes fornecidos pelo cliente.

Depois disso, eles devem detalhar a solução escolhida pela empresa para resolver o problema.

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Avaliação constante

De nada adianta o setor de vendas oferecer um produto se a produção não dispuser de recursos ou tecnologia para executar.

Neste aspecto, quanto antes uma informação como essa for divulgada, mais rapidamente serão adotadas as providências para a efetivação da infraestrutura para a conclusão do produto.

No caso de um produto seriado, esse tipo de surpresa é quase inexistente, o que não impede que todos os que participam dos eventos possam apontar correções de rumo, como datas equivocadas, taxas de produtividade inviáveis, ou algo do tipo.

Quando foi concebida, a gestão da qualidade total visou a eliminação das surpresas, que invariavelmente se refletem em ônus para os custos.

Esses ônus podem se manifestar nas forma de:

  • Componentes defeituosos, faltantes ou incorretos;
  • Mão de obra para retrabalho ou recuperação;
  • Estocagem de componentes ou insumos por prazo superior ao planejado,
  • Atrasos nas faturas e nas quitações dos clientes;
  • Fluxo de caixa da empresa subdimensionado.

Ou seja, quanto mais estiverem cobertas as surpresas, menores serão os impactos sobre os custos e mais seguras estarão a margem de lucro e a sobrevivência da empresa.

Analise seus processos

Aja imediatamente, assim que perceber alguma discrepância ou inconsistência.

Com o produto concluído, os danos poderão não admitir correção, a partir de conjuntos inaceitáveis, com funcionalidade inadequada e custo de recuperação maior que a receita a ser faturada.

Isso se chama transformar uma solução em um problema, podendo transcender a produção até o limite da empresa, chegando a envolver até o cliente.

Entenda o que é gestão da qualidade total e saiba como aplicar essa estratégia em sua empresa

Aprendizado com base nos erros

Erros acontecem em qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho.

Porém, evite persistir nas mesmas falhas e torná-las recorrentes em seu ambiente de trabalho.

Além disso, lute para transformar os erros do passado em um aprendizado para a empresa.

Afinal, o fundamental para compreender o que é gestão de qualidade total é analisar os processos para evitar a repetição de erros.

Mantenha seus colaboradores felizes e qualificados

Entenda o que é gestão da qualidade total e saiba como aplicar essa estratégia em sua empresa

Muitos enxergam funcionários como clientes, pois ambos precisam ser cativados e valorizados o tempo todo.

Para mantê-los do seu lado e alinhados com a cultura da sua empresa, crie programas de valorização de desempenho e ofereça planos de carreira.

Outra dica importante é implementar uma caixinhas de sugestões!

Você se surpreenderá com a quantidade de detalhes que podem ser aperfeiçoados, e a economia possibilitada pela otimização de procedimentos e quebra de paradigmas.

Transforme a gestão de qualidade total em aliada da sua empresa!

Para se obter sucesso é preciso entender a fundo o que é gestão de qualidade total.

Isso porque toda empresa nasce com uma intenção: crescer e obter sucesso.

Porém, é necessário buscar maneiras de se desenvolver com baixos investimentos.

Apesar de muitos acreditarem que investir em qualidade seja desprender um capital desnecessário, é fundamental adotar um sistema de gestão eficiente, pois os gastos gerados pela má qualidade são muito maiores.

Portanto, analise seus processos, examine seus produtos e serviços e observe a satisfação de seus clientes e colaboradores.

Dessa forma, a gestão de qualidade total pode ser a responsável por levar sua empresa ao sucesso!

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